Meio bilhão de demandas anuais do Sistema Único de Saúde (SUS) já são solucionadas com a utilização do Cadastro Base do Cidadão, que é a referência indicativa para que órgãos federais encontrem os dados biográficos necessários, e prestem mais rapidamente os serviços solicitados pelo cidadão.
Essa quantidade de solicitações refere-se a 17 serviços do Ministério da Saúde. Entre eles, por exemplo, está parte do que é demandado pela população no programa Farmácia Popular, no Calendário Nacional de Vacinação e o funcionamento da Lista Nacional de Transplantes.
Para o governo, com a digitalização, o usuário deixa de peregrinar de órgão em órgão público preenchendo informações repetidamente a cada solicitação de serviço. "Esta imagem é o que queremos abolir: a do cidadão prestando as mesmas informações cada vez que tenta obter algum dos 3,7 mil serviços do governo federal, como a carteira de trabalho, carteira de motorista, aposentadoria, seguro-desemprego ou auxílio-maternidade", ressalta a diretora do Departamento de Governança de Dados e Informação da Secretaria de Governo Digital, Fabiana Cruvinel.
Também é gerada economia aos cofres públicos devido ao contrato agora centralizado pela Secretaria de Governo Digital. O Ministério da Saúde, por exemplo, contabiliza queda de R$ 100 mil para R$ 12 mil no gasto anual com a obtenção de dados de outros órgãos federais para aplicação de políticas públicas.
A partir de agora, cada órgão do governo federal que utiliza o Cadastro Base do Cidadão, vai economizar, pois não precisa realizar contrato próprio para obter acesso a dados, como o CPF na base da Receita Federal. Desde janeiro deste ano, 27 órgãos federais já aderiram a essa solução.
Confira os serviços do SUS que já funcionam com o Cadastro Base do Cidadão
FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Correio Braziliense